Tópico 1: A Igreja
Igreja Projeto de Deus
“Deus criou o mundo em vista da comunhão com sua vida divina, comunhão esta que se realiza pela “convocação” dos homens em Cristo, e esta “convocação” é a Igreja.” (CIC 760). Em tudo que Deus faz é em vista do Amor, tendo criado o mundo perfeitamente, o homem se desvirtuou pelo pecado, instaurando o caos na ordem natural, de igual forma, os anjos caídos e o diabo tomaram posse deste reino, o mundo.
Contudo, é pela Igreja que Deus nos surpreende, demonstrando seu amor. A Igreja é “ ‘o projeto visível do amor de Deus pela humanidade’ que quer que o ‘gênero humano inteiro constitua o único povo de Deus, se congregue no único Corpo de Cristo, seja construído no único templo do Espírito Santo’ ”. (CIC 776)
Pela Igreja, instituída e regida pelo seu próprio Filho, Jesus Cristo, que é Cabeça, uma nova aliança, preparada pela aliança do Antigo Testamento, instaura o Reino de Deus no mundo e são exorcizados e salvos os filhos que ingressam a este corpo pelo batismo. “Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou o Reino dos Céus na Terra. A Igreja ‘é o Reino de Cristo já misteriosamente presente.’ ” (CIC 763)
Essa Igreja é então fundada por Cristo, a Pedra Angular, sobre Pedro, a Pedra, “"tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16, 18), e plenificada pela vinda do Espírito Santo em pentecostes, que a constituí um só Corpo com Cristo e portadora de todos os meios para a salvação, tendo como fim único “à santificação dos homens em Cristo e à glorificação de Deus” (CIC 824).
"Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus." (Efésios, 2, 19-22).
A Igreja no Minecraft
''Em meados do ano de 2015, a inspiração divina nos levou, um grupo de adolescentes, amantes de Cristo, do Evangelho e da Igreja a darmos início aos primeiros passos na obra da evangelização deste lugar, dispondo de poucos recursos digitais. Decidimos, com coragem, abrir as portas deste lugar para Cristo e anunciar, sem medo, a doce e reconfortante Alegria do Evangelho num mundo cada vez mais fechado ao Senhor Jesus. A missão da Igreja aqui e em todo lugar deve ser a de anunciar, sem medo, que Cristo vive e nos quer vivos, como suas testemunhas. O maior e melhor exemplo que a Igreja pode dar, muito mais do que por palavras, é pelo seu testemunho e pela sua atitude''.
“A priori, a Igreja no Minecraft não tem o poder salvífico de Nosso Senhor Jesus Cristo [29], no entanto, é chamada a espelhar-se na glória da Igreja da realidade, para que possa arrebanhar ''as almas para Deus, como um pequeno reflexo da glória da Igreja na realidade [30]''. À vista disso, somos uma comunidade de fé e vivência do carisma Santo e Invicto da Santa Madre Igreja, com o intuito de evangelizar e difundir à santidade a partir da prática da escuta e pregação da Palavra.”
''E, enquanto estamos nesta rede social e ousamos usar o Santo Nome de Deus, o façamos com amor, com convicção! E com um único desejo: Evangelizar! Sendo assim, a organização eclesial da Santa Igreja presente no Minecraft demonstra sua principal missão: levar à glória da Igreja aos que se encontram neste parâmetro virtual, para que se sintam chamados, de fato, a cerne d'Ela, e, deste modo, possam encontrar-se com suas vocações – de modo especial os chamados ao presbiterado - e ter seu encontro com Deus, que usa-nos de diversas maneiras para conseguir almas para Ele.” (PREDICATE EVANGELIUM 21; 22; 23; 24)
__________________________________________________
Tópico 2: A Hierarquia do Clero e o Tratamento
O SEMINARISTA
O seminarista é você, que está cursando as aulas do seminário e ainda não compõe a hierarquia do clero; porém já representa as imagem da Igreja. Assim, exige-se postura de respeito e de cristão dentro dos quartos. Um seminarista deve dar testemunho de sua fé, praticar o bem e o amor, ter um vocabulário limpo e sem palavras chulas, viver a castidade.
Uma das formas de testemunho do seminarista é a identificação na missão e o uso da batina, a veste que representa os clérigos. Quando o clérigo usa a batina, ele mostra para todos que é um ser revestido de Cristo, que diz ‘estou à serviço de Deus'.
Batina Cotidiana:
Clique aqui para baixar.
Batina com Sobrepeliz. Clique aqui para baixar. __________________________________________________ |
HIERARQUIA ECLESIÁSTICA
É a organização dos membros do clero, segundo graus sucessivos de poderes e de responsabilidades.
A Hierarquia do clero começa no Diácono e termina no Papa.
PAPA > CARDEAL > BISPO > PADRE > DIÁCONO
Observação: Existem outros cargos, mas são apenas títulos, como: CÔNEGO, MONSENHOR, ARCEBISPO entre outros.
Diáconos:
Ordenados ao Primeiro Grau da Ordem Sacerdotal. São ordenados para o serviço e não para o sacerdócio.
Batina: Inteiramente preta, solidéu preto (opcional), faixa preta e meias pretas.
Padres:
Ordenados ao Segundo Grau da Ordem Sacerdotal. São ordenados para o sacerdócio.
Batina: Inteiramente preta, solidéu preto (opcional), faixa preta e meias pretas.
Dentro do segundo grau da ordem há dois títulos: Cônego e Monsenhor. São Padres detentores de títulos.
Cônego: Título concedido pelo Bispo local.
Batina: preta com detalhes em vermelhos, solidéu preto (opcional), faixa preta e meias pretas.
Monsenhor: Título concedido pelo Papa, a pedido do Bispo.
Batina: preta com detalhes em violáceo, solidéu preto (opcional), faixa violácea e meias violáceas.
Bispos:
Ordenados ao Terceiro Grau da Ordem Sacerdotal. São os chefes ou auxiliares das Arquidioceses e Dioceses do mundo. Arcebispos são bispos responsáveis por uma Arquidiocese.
Batina: Batina preta com detalhes vermelhos, solidéu violáceo, faixa violácea, meias violáceas e cruz peitoral.
Cardeais:
São Bispos que detém o título de Cardeal. São os Príncipes da Igreja. Responsáveis pela eleição do Papa, e, com este, do governo da Igreja Católica.
Batina: batina preta com detalhes vermelho, solidéu vermelho, faixa vermelha, meias vermelhas, e cruz peitoral.
Papa:
O maior representante de Cristo na terra, chefe da Igreja Católica.
Batina: batina completamente branca, solidéu branco, faixa branca, meias brancas e cruz peitoral. O único clérigo que pode usar os sapatos vermelhos (múleos).
PRONOMES DE TRATAMENTO
Diácono e Padre: Vossa Reverendíssima; Reverendo.
Bispo: Vossa Excelência; Excelência.
Cardeal: Vossa Eminência; Eminência.
Papa: Vossa Santidade; Santidade (entre outros nomes como Santo Padre)
INSÍGNIAS CLERICAIS - ANEL
BISPOS, CARDEAIS e o PAPA usam um anel que simboliza a aliança e o compromisso com o povo de Deus, com seu rebanho.
Bispo: Anel Episcopal
Cardeal: Anel Cardinalício
Papa: Anel do Pescador
REVERÊNCIA AOS CLÉRIGOS
Ao ver um Clérigo, você se ajoelha (opção de agachar) diante dele e pede a bênção. Depois de concedida a bênção, beija-se o anel.
Segue-se o modo geral de pedir a bênção:
De joelhos:
"Vossa Bênção" .... *Beijo anel* (digitado no chat do jogo)
A esse modo geral de pedir a bênção, deverá ser adicionado o pronome de tratamento e o tipo de anel do clérigo, segundo a hierarquia.
A um Bispo:
"Vossa bênção, Excelência”
Depois que ele abençoar, você diz:
*Beijo Anel Episcopal*
A um Cardeal:
"Vossa bênção, Eminência”
Depois que ele abençoar, você diz:
*Beijo Anel Cardinalício*
Ao Papa:
"Vossa bênção, Santidade”
Depois que ele abençoar, você diz:
*Beijo Anel do Pescador*
ou ainda:
*Beijo anel do pescador e pé destro*
A Diáconos e Padres:
Diáconos e padres não usam o anel como insígnia. No lugar do anel, beija-se suas mãos.
“Vossa bênção, Reverendo”
Depois que ele abençoar, você diz:
*Beijo suas Mãos*
APÊNDICE
VESTES CORAIS
Vestes corais são o conjunto de vestes que os clérigos usam em ocasiões solenes e certas ocasiões como:
⦁ Atos de piedade em local sagrado;
⦁ Assistir à Santa Missa ou outro rito litúrgico de um local de destaque e de modo laico, sem a celebrar;
⦁ Presidir algumas horas canônicas da liturgia das horas.
Diácono e Padre:
Cônego:
Monsenhor:
Bispo:
Cardeal:
Papa: