Tópico 1: O que é ser Presbítero?

O Segundo Grau da Ordem

            Igualmente marcados por um caráter indelével, os presbíteros fazem parte do segundo grau da ordem, ingressando propriamente no mistério do sacerdócio ministerial, pelo qual se configuram cabeça de Cristo junto aos seus bispos. O presbiterato, porém, nada mais é que um grau diverso do episcopado, aquele que contém a plenitude da ordem, a fim de colaborar junto os Bispos na missão de “pregar o Evangelho, apascentar os fiéis e celebrar o culto divino, como verdadeiros sacerdotes o Novo Testamento.” (CIC 1564).

            “É no culto ou sinaxe eucarística que, por excelência exercem o seu múnus sagrado: nela, agindo na pessoa de Cristo e proclamando o seu mistério, unem as preces dos fiéis ao sacrifício da cabeça e, no sacrifício da Missa, tornam presente e aplicam, até à vinda do Senhor, o único sacrifício do Novo Testamento, o de Cristo, o qual de uma vez por todas se ofereceu ao Pai, como hóstia imaculada. É deste sacrifício único que todo o seu ministério sacerdotal tira a própria força”. (CIC 1566).

Espiritualidade e Missão do Presbítero no Minecraft

“o sacerdócio ministerial possui estreita relação com o Sagrado Coração de Jesus, e os sacerdotes, no exercício do seu ministério, são chamados a se inspirar no coração de Cristo, Bom Pastor e Bom Samaritano da humanidade. "Dar-vos-ei sacerdotes segundo o meu coração" (Jr. 3,15). Os sacerdotes, ministros de Cristo e da Igreja, devem ser esses pastores segundo o coração de Deus e de seu Filho Jesus Cristo. Através deles, Deus quer continuar a "amar humanamente" as pessoas e a lhes mostrar, de maneira humana, os sentimentos e afetos do seu divino coração. De fato, o sacerdote é chamado a ser uma imagem sacramental desse amor divino. Essa missão alta só pode ser exercida mediante a comunhão e a sintonia íntima com o coração de Deus e de Cristo. É por isso que os sacerdotes são ungidos pelo Espírito Santo para serem "pessoas sacerdotais", e não apenas para exercerem algumas funções sacerdotais [10]''. ''O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus [11]'', é de onde brota o amor infinito de Deus por nós, é um ato de doação, de fulgura. O sacerdote é, aquele que se encontra ''plenamente com o coração do Bom Pastor [12]" com a sede de levar almas para Cristo.

Nesse ínterim, o sacerdote deve exercer a missão que seu próprio nome diz: ser um pai. Um pai que cuida de seus filhos (fiéis), um pai que se preocupa com seus filhos e se esforça por eles. De tal modo, a missão do presbítero na Igreja virtual é ser o agente mais próximo do povo, seja trabalhando em suas paróquias, junto de seus fiéis, seja auxiliando os bispos mais como seus subordinados, organizando e participando de eventos que têm como objetivo alcançar àqueles que precisam ouvir o anúncio da boa nova.

O sacerdócio que brota do coração do Pai não tem medo de se doar, e se doa na gratuidade, na alegria, pois encontra em sua doação uma configuração cada vez mais perfeita com o coração de Deus, sobretudo, vê em si a imagem do Cristo, que doou-se totalmente pela humanidade [27]''. Por conseguinte, o sacerdócio na Igreja Minecraftiana é chamado a ser o principal difusor da missão eclesiástica que exercemos por este meio virtual, pois devemos ser os primeiros ''chamados para o serviço do Povo de Deus [28]'', agindo através da pregação da boa-nova do Evangelho, por meio da dissimulação dos sacramentos [29], principalmente o da Eucaristia, para que possamos ''levar à reconciliação com a Igreja, e, deste modo, com Deus entre aqueles que se separaram, bem como dizer palavras de Salvação para que todos naquele ambiente virtual possam se converter [30]''. Esta é a cerne do sacerdócio, difundir o amor de Deus por via do povo, isto é, aperfeiçoar os "cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo'' (Ef. 4, 12), instigando todos a cuidar do Reino dos Céus sobre a terra, a Mãe Igreja. ” (Constituição Conciliar Sacerdos in Aeternum).

Material Complementar Opcional:

Para aprofundar sobre o sacramento da Ordem do Episcopado e Presbiterato recomenda-se a leitura do Catecismo nos parágrafos 1553 a 1600: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap3_1533-1666_po.html

__________________________________________________

Tópico 2: Vestes e Funções do presbítero para Missa

PARAMENTOS SACERDOTAIS

Paramentos Sacerdotais são vestes usadas pelo padre em todas as ocasiões litúrgicas em que estiver prestando serviço para o qual fora ordenado. 

É sempre da cor litúrgica do dia vigente ou de acordo com a cor litúrgica da ocasião vigente.

A cor do dia está indicada no Dom total:

https://domtotal.com/religiao-liturgia-diaria.php


ESTOLA:

Simboliza o poder e da autoridade sacerdotal, sinal por excelência da dignidade sacerdotal. Como é usada sobre o pescoço, assemelha-se a um jugo, o suave jugo de nosso Senhor, ou seja, as obrigações do estado sacerdotal. A estola também simboliza as ovelhas que o Bom Pastor carrega sobre os ombros. É utilizada por cima da túnica ou alva; representada pelo cinto suspensório, segundo as cores litúrgicas, conforme a imagem.

CASULA:

Sinal do amor sem limites com o qual Cristo se entregou por toda humanidade e “que une a todos na perfeição". Trata-se de uma espécie de manto que recobre a túnica e a estola. Ao menos o presbítero que preside a celebração Eucarística, venha a paramentar-se com a casula. 

Casula Gótica: Veste Litúrgica em formato de V, usada segundo as cores litúrgicas, conforme as imagens a seguir.

Casula Romana: colete, segundo as cores litúrgicas, por cima da alva branca.

__________________________________________________

FUNÇÃO DO PRESBÍTERO NA MISSA

O sacerdote é o responsável por presidir toda a celebração. Para tanto usa o Missal Romano.

http://missalromano-sanctase.blogspot.com

__________________________________________________

MISSAL ROMANO 

Na lateral direita do Missal encontra-se a categoria "Liturgia da Missa". Seguindo essa categoria a Missa é celebrada.

A Santa Missa começa nos "Ritos iniciais" e segue-se em sequência, seguindo os tópicos, até os "Ritos Finais"

__________________________________________________

INSTRUÇÕES PARA O USO DO MISSAL

No Missal Romano encontram-se partes em preto, negrito e vermelho.

Em preto: São as falas do celebrante.

Em negrito: São as respostas às falas do padre, pelo povo que acompanha a celebração. 

Em vermelho: São as Rubricas; instruções do missal para a celebração.

A celebração da Santa Missa consiste em seguir o Missal nas partes do celebrante, atentando-se sempre nas ações indicadas pelas rubricas. 

Observação: No missal, em algumas partes,  disponibiliza-se uma variedade de fórmulas à disposição do celebrante.

__________________________________________________

ORAÇÕES

A Oração do dia (Coleta), Oração sobre as oferendas, e Oração após a comunhão estão todas no Dom Total.

https://domtotal.com/religiao-liturgia-diaria.php

__________________________________________________

LEITURAS E EVANGELHO DO DIA

Todas as leituras e o evangelho estão no Dom Total.

https://domtotal.com/religiao-liturgia-diaria.php