Instrução Geral para os Seminários

Da Estrutura dos Seminários:
“Os seminários precisam minimamente:
a) Reitores e vice-reitores: agentes que administrarão os demais cargos no auxílio, garantindo o funcionamento, e a fiscalização do cumprimento de todas as ordens;
b) Formadores: núcleo principal formado por ministros íntegros que serão responsáveis não só por seguir as normas e construir o ensino com os seminaristas, mas dar o testemunho para conquistar, pois educar é um ato de evangelização;
c) Promotores Vocacionais: todo clérigo ativo nas arquidioceses, com o dever de acolher, promover vocações e encaminhar candidatos ao seminário.”.

Responsabilidades dos Seminários
“Aos seminários compete:
a) Promover Vocações e admitir candidatos ao seminário;
b) Aplicar todas etapas formativas (Eclesial, Litúrgica, Catequética, Diaconal e Presbiteral) de acordo com a ordem, o material disponibilizado e o tempo mínimo;
f) Ministrar as ordenações aprovadas junto ao Arcebispo.”

Direitos e deveres dos seminaristas
a) Ser avaliado para ingresso e bem acolhido nos seminários;
b) Receber todas as etapas das formações;
c) Acesso a todos os conteúdos disponibilizados (apostila, imagens, vídeos, etc)
d) Cumprir o tempo mínimo de formação;

O Tempo de Formação
“Totaliza-se um mínimo de 1 a 2 semanas deste o ingresso no seminário até a ordenação presbiteral:
b) A formação diaconal só se inicie se o seminarista possuir minimamente, 3 dias.
c) A formação presbiteral só se inicie após a ordenação diaconal e dure, minimamente, 4 dias;” (Fecerunt Me, 35)

Da Aplicação das aulas
Com a nova formação, busca-se formar tanto clérigos para executarem ações litúrgicas, mas também iniciá-los em conhecimentos sobre a Igreja e a Fé. Assim a nova apostila traz aulas teóricas e aulas práticas.

São aulas teóricas: Formação Eclesial e Formação Litúrgica.

As aulas teóricas são constituídas por conteúdos de aspecto intelectual e deverão ser transmitido a leitura e tela do dispositivo que o reitor possui, para demostrar as imagens presentes no material.

São aulas práticas: Funções dos Diáconos e Funções dos Presbíteros.

As aulas práticas são voltadas para as ações e funções do dia a dia, contém também texto e estrutura para serem compreendidas com auxílio do tutor em aula síncronas no Minecraft. Nenhum seminarista pode concluir seus estudos sem passar por uma aula/encontro com tutor em cada etapa para avaliar a aprendizagem e retirar dúvidas.

As aulas síncronas devem ocorrer dentro do jogo, com a presença do reitor e a simulação dos ritos para que o seminarista e/ou diácono tenha noção do que ele irá exercer.

Do Processo Avaliativo
Todas as etapas formativas serão compostas por graus de avanço na admissão do seminarista ao santo mistério da ordem. Para isto, deverá estar sempre sobre o olhar avaliativo dos seus formadores. Do que se trata aos testes, ocorrerão da seguinte forma:

1) Teste teórico 1: será um teste realizado via formulário, presente na apostila avaliando o conhecimento adquirido desde o início até o momento. O seminarista deve realizá-lo e ter bom desempenho antes de prosseguir a ordenação diaconal.

2) Teste prático: são encontros do seminarista durante as aulas síncronas e deverá ser analisada pelo reitor, se o seminarista apresenta se assíduo a liturgia e repassar para o Bispo para que ele possa receber a ordenação, caso, também tenha se saído bem no teste teórico 1.

Os seminaristas devem ser instruídos a preencherem os formulários somente após finalizarem as aulas que o antecedem.

1) Teste teórico 2: será um teste realizado via formulário, presente na apostila avaliando o conhecimento adquirido como diácono e também desde o início até o momento. O diácono deve realizá-lo e ter bom desempenho antes de prosseguir a ordenação sacerdotal.