“A ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida, na Igreja, até o fim dos tempos. É, portanto, o sacramento do ministério apostólico. Comporta três graus: episcopado, presbiterado, diaconato. (CIC 1536).
Assim como o matrimônio, o sacramento da ordem está a serviço da salvação do próximo, missão pela qual alcançar-se-á a própria. “Cristo é a origem de todo sacerdócio” (CIC 1548) e por ordem dele que os Apóstolos foram constituídos epíscopos e mediante imposição das mãos destes servos, que até hoje, mantem-se intacta e conservada a sucessão da missão sacerdotal de Cristo Jesus. Ao eleito que é concedido o sacramento da ordem é conferido um caráter indelével em sua alma, pela qual passa a ser semelhante a Cristo e, nas obras salvíficas, quem age e opera os sacramentos é o próprio Cristo; de forma que a indignidade e o pecado do ordenado não podem invalidar que as graças frutifiquem.
O diaconato, pois, é o menor dentre os graus da hierarquia deste sacramento e é a vocação daquele que é chamado “para o serviço”. O eleito é marcado para fazer parte do diaconato de Cristo, ou seja, servidor de todos.
“Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo na Eucaristia; distribuir a Comunhão; assistir ao Matrimônio e abençoá-lo; proclamar o Evangelho e pregar; presidir os funerais; consagrar-se aos diversos serviços da caridade.”. (CIC 1570)
Todo candidato que se prepara para receber o segundo grau da ordem, o presbiterato, deve passar pelo grau do diaconato, sendo chamando diácono transitório. Porém, há homens casados e que são chamados a cumprir a vocação de serviço e caridade, a eles também é conferido o sacramento da ordem do diaconato, chamados diácono permanente, pois não passarão aos demais graus.
Material Complementar Opcional:
Para aprofundar sobre o sacramento da Ordem do diaconato recomenda-se a leitura do Catecismo nos parágrafos 1533 a 1553 e 1569 a 1571: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap3_1533-1666_po.html
__________________________________________________
Tópico 2 : Vestes e Funções do Diácono
PARAMENTOS DIACONAIS
Paramentos são as vestes usadas na liturgia.
Paramentos diaconais são vestes usadas pelo diácono em todas as ocasiões litúrgicas em que estiver prestando serviço para o qual fora ordenado.
É sempre da cor litúrgica do dia vigente ou de acordo com a cor litúrgica da ocasião vigente.
A cor do dia está indicada no Dom total:
https://pocketterco.com.br/liturgia/
Estola Diaconal
Consiste em uma faixa de pano usada sobre a alva e está para representar a posição de serviço do diácono.
Dalmática
Usada por cima da estola diaconal, sempre em ocasiões mais solenes e preferível às missas dominicais.
FUNÇÕES DO DIÁCONO NA SANTA MISSA
Os diáconos são responsáveis na missa pela proclamação do Evangelho e pela preparação do altar eucarístico.
Evangeliário: caso seja uma missa solene haverá o uso do Evangeliário (Livro dos evangelhos) manuseado pelo diácono